Voltar para a Primeira Página Formulário de Contatos Twitter Facebook YouTube Email Feed´s Feed Site Benfica Gloriosasfera
«Há clubes que fazem tudo para vencer, para se autoproclamarem vencedores, e que transgridem as regras de forma obscena. Uma das coisas mais surpreendentes de tudo isto é a repetição nos nomes das equipas. São quase sempre as mesmas: Juventus, FC Porto...» - Santiago Segurola, director-adjunto do jornal A Marca

3 de maio de 2012

Carta enviada à ERC - Entidade Reguladora da Comunicação

Esta foi a carta que remeti à ERC esta tarde.

Mas não devia ser o único. Acho que todos os benfiquistas têm a obrigação de o fazer.
Os avençados e amestrados da RTP devem saber que o povo e os benfiquistas estão atentos.
É DEVER DE TODOS OS BENFIQUISTAS DENUNCIAREM ESTA SITUAÇÃO.

Para tal, basta ia a esta página e depois de preencher o formulário, efectuarem a reclamação.
Então foi assim:



"Venho por este meio apresentar a V. Exas. a minha indignação enquanto cidadão de pleno direito da República Portuguesa.
É meu direito e dever, consagrado na Constituição, a denúncia de atos que se possam ser considerados discriminatórios, racistas, xenófobos, separatistas e terroristas.
Com efeito, no passado mês de Abril, a direção do canal público de televisão, RTP informação, na pessoa do seu diretor, Nuno Santos, dispensou os serviços do jornalista João Gobern, comentador até então no programa Zona Mista daquele canal de televisão público por este em direto e sem saber que estava no ângulo da câmara que estava a emitir o programa, levantou o braço e disse golo aquando do segundo golo do Sport Lisboa e Benfica, no jogo que opunha este e o Sporting de Braga, jogo este que estava a decorrer durante o referido programa.
Após este ato de João Gobern, a RTP informação emitiu um comunicado em que dispensava os serviços deste, onde se pode ler o motivo dessa decisão que passo a transcrever:
"Comportamento considerado inadequado pelo diretor de Informação da RTP, Nuno Santos".
Face a esta decisão da RTP informação, que é inédita e sem precedentes, venho então exigir igualdade de tratamento para com a apresentadora do Programa Praça da Alegria, a Sra. Sónia Araújo, pois no passado dia 30 de Abril, segunda-feira, usava à volta do seu pescoço, na transmissão em direto do referido programa um cachecol do Futebol Clube do Porto como se pode facilmente ver nas imagens de arquivo da estação que se diz pública de televisão.
Até à data, esta medida não foi tomada, pelo que considero haver um comportamento discriminatório para com o Sr. João Gobern e para com muitos milhões de contribuintes que sustentam e financiam a RTP assim como milhões de apoiantes do Sport Lisboa e Benfica aquém e além-fronteiras que se reviram no gesto do Sr João Gobern.

A falta de celeridade da direção da RTP na igualdade de tratamento destas situações que em tudo são semelhantes mas bastante mais gravosas por parte da Sra Sónia Araújo pois o ato desta ao contrário do efetuado pelo Sr. João Gobern, foi consciente e premeditado, poderá ter leituras xenófobas, racistas e discriminatórias por parte de quem assiste a estes fenómenos, podendo até conduzir a um certo pensamento de apoio ao regionalismo, separatismo e terrorismo, que nem em regiões fustigadas  por este flagelo se pode constatar, quanto mais poderemos permitir num país que faz da igualdade de direito um alicerce fundamental e constitucional da sociedade.
Aguardo por isso que V. Exas. intercedam neste caso muito grave de atropelo a direitos constitucionais consagrados, que violam e lesam de uma forma grosseira o código de ética da RTP e que poderão até levar a consequências disciplinares e criminais por parte dos órgãos diretivos e executivos da Rádio Televisão Portuguesa.
Sem mais de momento,
Com os melhores cumprimentos"


ps. ainda acrecentei esta pérola

2 comentários:

  1. podias ter facilitado a vida as pessoas a indicar como podem responder para la tambem

    ResponderEliminar
  2. Caro Rui
    É muito simples, basta copiar o texto da carta e ir ao site da Entidade Reguladora da Comunicação, preencher o formulário e colar o texto... fica aqui o link para fazer isso
    http://www.erc.pt/pt/balcao-virtual/formulario-de-participacoes

    obrigado pelo reparo. foi muito pertinente e vou desde já colar o link na mensagem
    cumps

    ResponderEliminar